Mensagem da Jornalista Civa Silveira pela passagem dos 20 anos do IL

Instituto Latinoamerica: 20 anos dedicados à cultura

No dia 20 de junho de 2001, em Brasília, DF, nasceu o Instituto Latinoamerica, uma instituição que pretendia difundir a cultura das comunidades. Um propósito que se concretizou e se fortalece.

Nessas duas décadas o Latinoamerica ultrapassou fronteiras para registrar os bens culturais, materiais e imateriais de uruguaios, argentinos, paraguaios e mexicanos.

A rica produção audiovisual, entre elas, sobre o cerrado brasileiro, o pampa gaúcho e também o candombe uruguaio, ritmo levado pelos escravos e imortalizado no país vizinho, credenciou o IL como uma instituição com credibilidade.

Acompanho o trabalho desenvolvido pelo do Instituto e admiro, mas confesso que sou fascinada pelo projeto de cinema brasileiro itinerante. A imagem de uma enorme carreta "descarregando" a magia do cinema em praças e pátios de escolas do Distrito Federal é encantadora. A cena me remete à infância em Herval (RS), no início dos anos 70, quando se fazia projeção em algum salão.

Ao longo desses 20 anos, o Instituto Latinoamerica tem sido palco para inúmeros artistas da música, do teatro, da dança e das artes plásticas. Mais recentemente, a Feira do Livro de Brasília passou a ter a assinatura do Instituto Latinoamerica. Escritores consagrados ou iniciantes, leitores e todo o público têm experimentado um evento com o tamanho que a literatura, a leitura e a educação merecem.

Parabéns, Instituto Latinoamerica pelos 20 anos.

Civa Silveira Jornalista Porto Alegre, RS

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Produção audiovisual (série documental) formatada em 2 (duas) temporadas, uma com 8 (oito) episódios, e outra de 5 (cinco) episódios de aproximadamente 20 (vinte) minutos de produção. Temporadas prota