top of page

Cantata Sete Povos II

"CANTATA SETE POVOS" ESTREIA NOVO EPISÓDIO NAS MISSÕES

O documentário “Cantata Sete Povos" – Episódio II estreará em breve na região missioneira do Rio Grande do Sul em escolas, auditórios e espaços públicos. O roteirista e diretor Omar L. de Barros Filho apresentará pessoalmente a nova produção, para compartilhar com a população local as ideias e os objetivos da série musical.


“Os municípios das Missões guardam um patrimônio histórico e cultural de extrema importância para a memória do país e do continente. Nada mais justo que privilegiá-los no momento em que a produção dá mais um passo à frente na realização de um projeto que revela lugares de nossa história, nossas raízes”, diz Barros Filho.


“Cantata Sete Povos” aborda, de forma poética, a construção da utópica sociedade proposta por jesuítas europeus aos guaranis, que povoaram, originariamente, o território gaúcho por séculos. Finda a experiência nos séculos 17 e 18, sobreveio a era do apagamento da vida missioneira, a ocultação e o trágico genocídio indígena.

Assim, estão programadas sessões especiais e comentadas em São Gabriel (14/08), em Santo Ângelo (15/08), na aldeia guarani Pyaú da Ressaca do Buriti (16/08), São Miguel (16/08), São Luiz Gonzaga (17/08), Entre-Ijuís e em Coronel Barros (18/08). Em Porto Alegre, o segundo episódio de “Cantata Sete Povos” estreia na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, em 31/08, às 19h.


O documentário está alicerçado sobre a obra musical do consagrado compositor Raul Ellwanger, criador da “Cantata Sete Povos” - uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos latino-americanos. As músicas de Ellwanger narram a busca dos guaranis pela mítica Terra-Sem-Males. Abordam, também, as relações dos indígenas com os religiosos jesuítas, em uma era de tensões entre os impérios europeus de Portugal e Espanha, cujas contas eram acertadas aqui. O episódio inicial, lançado em novembro de 2022, na Cinemateca Paulo Amorim, está disponível no YouTube neste link: https://www.youtube.com/watch?v=5liT4nOvT2g&t=5s



175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page