top of page

Cantata Sete Povos - 2º episódio

O segundo episódio do documentário “Cantata Sete Povos” estreou na região missioneira do Rio Grande do Sul em escolas, auditórios e espaços públicos. O roteirista e diretor Omar L. de Barros Filho apresentou pessoalmente a nova produção, ao compartilhar com a população local as ideias e os objetivos da série musical.


“Os municípios das Missões guardam um patrimônio histórico e cultural de extrema importância para a memória do país e do continente. Nada mais justo que privilegiá-los no momento em que a produção dá mais um passo à frente na realização do projeto que revela lugares pouco frequentados de nossa história”, diz Barros Filho.


Assim, as localidades de São Gabriel, Santo Ângelo, Aldeia Guarani Pyaú da Ressaca do Buriti, São Miguel, São Luiz Gonzaga, Entre-Ijuís e Coronel Barros ganharam sessões especiais e comentadas. O segundo episódio de “Cantata Sete Povos” estreia na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, no dia 31 de agosto de 2023, às 19h em Porto Alegre/RS


A série aborda, de forma poética, a construção da utópica sociedade proposta por jesuítas europeus aos guaranis, que povoaram, originariamente, o território gaúcho por mais de um milênio. Finda a experiência nos séculos 17 e 18, sobreveio a era do apagamento da vida missioneira, a ocultação e o trágico genocídio indígena.


A série documental está alicerçada sobre a obra musical do consagrado compositor Raul Ellwanger, criador da “Cantata Sete Povos” - uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos latino-americanos.


As músicas narram a busca dos guaranis pela mítica Terra-Sem-Males. Abordam, também, as relações dos indígenas com os religiosos jesuítas, nem sempre tranquilas. Uma era de tensões entre os impérios europeus, cujas contas eram acertadas aqui.


Realização do Instituto Latinoamerica

Roteiro e Direção: Omar L. Barros Filho

Termo de Fomento: 930080 - Processo: 720311.003872/2022-97



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page