Feira do Livro de Brasília

FELIB

A FELIB – Feira do Livro de Brasília realizada anualmente desde 1982 pela Câmara do Livro do Distrito Federal, e desde 2017 em parceria com o Instituto Latinoamerica, é uma iniciativa de valorização do livro e de estímulo a leitura especialmente orientada para facilitar ao cidadão do Distrito Federal e da RIDE o exercício de seus direitos culturais.

 

Reconhecida desde 2002, como evento integrante do Calendário Oficial do Distrito Federal se converte na mais tradicional e democrática ação literária do Centro Oeste.

 

A FELIB impulsiona a criação de novos espaços de contato entre o leitor e o livro, divulga e reconhece a importância das “criações” e de “criadores” locais e regionais, especialmente no campo da literatura e projeta positivamente a Marca Brasília para o leitor Brasileiro.

 

Ao promover gratuitamente, um conjunto de iniciativas de valorização da escrita, da leitura e da expressão oral em escolas e equipamentos públicos do Distrito Federal e RIDE e por contribuir com a ampliação das oportunidades de recepção, fruição e consumo da produção literária e artística brasileira em âmbito local e regional a FELIB se alinha e guarda consonância com as preceitos estabelecidos pelo Plano Nacional de Cultura e com as diretrizes pelas Políticas
Públicas de Cultura do Distrito Federal.

 

A 33ª FELIB/2017 foi realizada no período de 16 a 25 de junho, no Shopping Pátio Brasil. O tema foi “Inclusão e Cidadania”, para valorizar os diversos públicos que geralmente estão fora das políticas de livro e leitura e promover o acesso à leitura como direito de cidadania, com temas transversais de fortalecimento dos diversos públicos do DF e do turismo literário. A feira valorizou os debates sobre educação integral, lazer, entretenimento, turismo cultural e ambiental, aceitação das diferenças e diversidades presentes na nossa região central.

 

A 34ª FELIB/2018 foi realizada no período de 01 a 10 de junho, no Shopping Pátio Brasil. O tema central foi “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?” onde reuniu escritores, leitores, estudantes, professores, especialistas e público em geral para, a partir da literatura infantil e infanto-juvenil, promover a aproximação entre os visitantes da feira e o universo da literatura.

 

A 35ª FELIB/2019 foi realizada no período de 06 a 16 de junho, no Complexo Cultural da República. Completamente reformulada, a 35ª edição realizou 513 ações, entre debates, lançamentos de livros, contação de histórias, música, exposição de arte e muitas outras atrações. Segunda feira mais antiga do país, a Feira do Livro de Brasília (FeLiB) deste ano foi embalada pelo tema “Biblioteca – Espaço do Prazer e do Aprender”, que trabalhou para desmistificar a ideia de um ambiente reservado para expandir e elevar a paixão pela leitura em suas várias manifestações. Tudo para resgatar quem se distanciou, e apresentar para quem ainda não conhece, a experiência emocional proporcionada pela literatura.

SCRLN 704, Bloco A, Sobreloja 15
Asa norte, Brasília-DF
CEP: 70.730-531

  • icones_azul_Prancheta_1_cópia
  • icones_azul-08
  • icones_azul-07
  • icones_azul-06

© 2020 IL - Instituto Latinoamerica.