ECO-HISTÓRIA DO PLANALTO CENTRAL

Memória Viva

De cunho antropológico, a websérie  terá cinco capítulos de 25 minutos de duração cada, e será veiculada na internet, disponibilizada para as tevês públicas e educativas, rede escolar pública e privada.
 

Realizada pelo Instituto Latinoamerica e produzida pela CenaUm Produções, a série mostrará a ecologia do Cerrado, e vai dar visibilidade aos primeiros habitantes da região do entorno de Brasília: grupos pré-históricos, indígenas, quilombolas, bandeirantes paulistas, criadores de gado, que são a base do povo e da cultura do Planalto Central do Brasil. E encerra mostrando o século 21 e a sexagenária Brasília.
 

A série mostrará também o patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e cultural que se formou em quase três séculos de ocupação. E como vivem as cidades próximas à capital da república, o contemporâneo, a relação do presente com o passado, a modernidade. Por fim, a constatação documentada pela primeira vez em forma de vídeo de que, ao ser construída, Brasília não se ergueu em uma região deserta. No espaço
físico central do País, havia séculos de história, de cultura e conflitos, de realizações e vida. A esse passado o homem acrescentou a beleza e originalidade da capital, primeira cidade moderna, do século 20, reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. Lançamento previsto para setembro de 2020.