Jornada de Cinema Negro

de Brasília

O projeto “Jornada de Cinema Negro de Brasília”, realizado pelo Instituto Latinoamerica em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, aconteceu na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional, de 20 a 25 de novembro de 2012, e em uma estrutura móvel percorreu as RAs: Estrutural, Brazlândia, Recanto das Emas e São Sebastião.
Nestas cidades, a estrutura móvel exibiu os filmes em praças e logradouros públicos, pois as mesmas não possuem salas de cinema.

 

A Jornada homenageou 4 cineastas negros e exibiu um documentário sobre a diáspora negra. Nesta edição a Jornada falou sobre os Pioneiros do Cinema Negro e fez uma homenagem, especial ao primeiro cineasta negro do Brasil, Waldir Onofre, que realizou o longa metragem As Aventuras Amorosas de Um Padeiro, uma comédia de costumes sobre a vida suburbana que também aborda o tema do racismo. Produzido por Nelson Pereira dos Santos, foi o único longa dirigido por Onofre. O filme ganhou o Kikito de Ouro no Festival de Gramado de 1976. Onofre também foi ator e assistente de direção.

 

Em parceria com a Embaixada do Senegal, a Jornada também homenageou o cineasta Ousmane Sembéne, considerado o grande pioneiro do cinema africano. As embaixadas de Cuba e Angola também trouxeram os filmes dos pioneiros negros das cinematografias de seus países.

SCRLN 704, Bloco A, Sobreloja 15
Asa norte, Brasília-DF
CEP: 70.730-531

  • icones_azul_Prancheta_1_cópia
  • icones_azul-08
  • icones_azul-07
  • icones_azul-06

© 2020 IL - Instituto Latinoamerica.