I Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Política de Desenvolvimento Urbano

SALVADOR-BA

No Brasil, o papel civilizador de uma política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é relativamente novo em sua história. O combate a fome torna-se objeto de política publica no Brasil a partir de 2003, lançando o Programa Fome Zero como estratégia do governo, articular as políticas públicas, programas e ações para garantir acesso à alimentação às pessoas, sobretudo as mais pobres.
 

No Brasil a expansão urbana também leva a perda de áreas de produção de alimentos na periferia das cidades, ao incremento na demanda de água para consumo humano e outros usos, e ao aumento dos resíduos sólidos e líquidos gerados na cidade, entre outros problemas.
 

Nos próximos 20 anos, a mudança climática apresentará ameaças e impactos concretos que implicarão tanto na menor disponibilidade e maior escassez de água quanto no aumento das precipitações que em algumas zonas, já vem gerando crescentemente inundações e deslizamentos. Do mesmo modo, o aumento da temperatura média repercutirá nos ciclos produtivos dos alimentos e na qualidade de vida da população.
 

A realização da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional se constitui numa importante referência no processo de implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Constitui-se, ainda, como um processo de formação e capacitação dos atores sociais envolvidos nesta implementação, dadas a sua capacidade mobilizadora.
 

As atividades do Encontro Temático da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no contexto da Política de Desenvolvimento Urbano devem reforçar o caráter político, formativo e de mobilização para a IV Conferência Nacional, na medida em que se constitui enquanto instância do SISAN que concretiza a participação democrática, fazendo
com que os debates e avanços obtidos sejam levados, com agilidade, para  a agenda da União, Estados e Municípios; bem como construir uma Plataforma para a Política Urbana que garanta a Segurança Alimentar e Nutricional para a população das Cidades Brasileiras.