Artes Integradas

do Mercosul

A CULTURA DA INTEGRAÇÃO

O primeiro Encontro Cidades Integradas do Mercosul, realizado em parceria entre a Associação Brasileira de Municípios –ABM , Instituto Latinoamerica e Prefeitura Municipal de Santa Maria Maria-RS. O evento aconteceu nos dias 25 à 30 de novembro de 2007 na Cidade gaúcha, como o objetivo principal congregar as representações dos governos locais e federados, do setor privado e da sociedade civil organizada, com atuação nas municipalidades integrantes do Mercosul, em atividades, sob a forma de Seminários Internacionais, Rodadas Temáticas, Intercâmbios Educacionais e Culturais, Mostras Artísticas, tratando de questões relacionadas à gestão pública, focando especialmente temas relevantes para a afirmação e a continuidade do Tratado de Assunção e do Protocolo de Ouro Preto.

O 2 º Encontro Cidades Integradas do MERCOSUL  aconteceu nos dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro de 2010, na cidade de Melo, Uruguai. Durante cinco dias, cerca de cinco mil pessoas se envolveram em atividades políticas e culturais promovidas pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), Instituto Latinoamerica e Governo de Cerro Largo - Uruguai.

 

O evento discutiu políticas de integração do MERCOSUL sob a ótica das cidades que integram o bloco. Temas como integração cultural, políticas para as cidades de fronteira, preservação do aqüífero Guarani e Lagoa Merín, relações políticas entre gestores municipais de cidades vizinhas e países distintos, saúde, segurança alimentar, descentralização das decisões políticas do bloco a nível municipal, políticas locais para as mulheres, entre outros. O evento lotou as agendas de prefeitos, vereadores, governadores e observadores dos quatro países do bloco.

 

O anfitrião do evento e governador de Cerro Largo, Sérgio Botana, analisou que o evento serviu para dar voz às cidades mercosulinas; de modo especial a dos países menores como Uruguai e Paraguai. “A desigualdade não pode conviver eternamente com a participação democrática. Eu acredito que o municipalismo começa a abrir caminho no Uruguai, com o apoio da ABM, em nome da igualdade, da liberdade e também em nome da eficiência e do controle”.

 

Na mesa de encerramento do evento coordenada pelo diretor-executivo da ABM, José Carlos Rassier, estavam, além do governador uruguaio, o Presidente do Instituto Latinoamerica - Atanagildo Brandolt, o ex-presidente do Uruguai e um dos fundadores do MERCOSUL - Luiz Alberto Lacalle e o embaixador do Brasil no Uruguai - Costa Martins. Todos os países do MERCOSUL estavam representados.

 

Ao final, foi aprovada a Carta de Melo, que reuniu as propostas apresentadas durante todo o evento. A Carta foi entregue aos chefes de Estado dos Países do MERCOSUL pelo governador uruguaio, na reunião de Foz do Iguaçu, em 16 de dezembro de 2010.

SCRLN 704, Bloco A, Sobreloja 15
Asa norte, Brasília-DF
CEP: 70.730-531

  • icones_azul_Prancheta_1_cópia
  • icones_azul-08
  • icones_azul-07
  • icones_azul-06

© 2020 IL - Instituto Latinoamerica.