ZUMBI: 20 DE Novembro para Sempre!

DOCUMENTÁRIO

Um projeto idealizado pelo Instituto latinoamerica e executado em parceria com o Governo de Alagoas, Estado que possui uma das figuras mais emblemáticas da história brasileira. Presente em livros de todas as escolas e faculdades e reverenciado por toda a população afro- descendente, Zumbi dos Palmares é, sem dúvida, uma das maiores riquezas da história e da cultura do Brasil. A saga do negro criado por um padre, alfabetizado, que lutou bravamente contra a escravidão tornando-se a maior referência nacional do movimento contra o preconceito racial, batizou, com o desfecho de sua morte, o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.
 

Uma data que marcou o primeiro passo de uma caminhada que se estende até os dias de hoje. Um vídeo-documentário, com duração de 36 minutos, que além de um resgate histórico, propõe um resgate social das comunidades remanescentes de quilombos. Uma viagem a Palmares mostra como vivem os “Zumbis” de hoje, Afro-descendentes que não têm só um passado em comum, mas também um presente, de miséria e sofrimento.
 

“Zumbi: 20 de Novembro para Sempre!” não significa dizer uma luta sem fim, mas a incansável e infindável busca pela extinção do preconceito, das injustiças raciais e da desvantajosa estatística que condena a população negra a ainda ser minoria nos bancos universitários e maioria em favelas e presídios.
 

Mais que uma luta racial, “Zumbi: 20 de Novembro para Sempre!” é uma luta cultural. Entendemos que investir em cultura é educar e acreditamos que uma sociedade conscientizada é menos passível de preconceitos e injustiças.

SCRLN 704, Bloco A, Sobreloja 15
Asa norte, Brasília-DF
CEP: 70.730-531

  • icones_azul_Prancheta_1_cópia
  • icones_azul-08
  • icones_azul-07
  • icones_azul-06

© 2020 IL - Instituto Latinoamerica.